Continuando a temática do descarte do óleo de cozinha, também existe a possibilidade de fazer o sabão caseiro. Existem diversas receitas, colocaremos as principais variações. Porém, as receitas tem algumas observações:

1. É utilizada a soda cáustica, produto químico que oferece riscos, é recomendado uso de máscara para proteção do rosto (principalmente nariz e olhos), luvas, e algum avental para proteção do corpo, em caso de acidente.

2. O sabão deverá usado para lavar roupa e louça, não sendo adequado para banho.

3. Em hipótese alguma deixar uma criança realizar essa receita sozinha.

4. Realize as misturas em algum local aberto e ventilado.

Vamos as receitas !

Receita 1

Ingredientes:

5 litros de óleo de cozinha usado; 2 litros de água; 200 mililitros de amaciante; 1 quilo de soda cáustica em escama.

Modo de Preparo: Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2

Ingredientes:

1 kg de soda cáustica (NaOH); 2 Litros de água; 4 Litros de óleo de frituras; 1 Litro de álcool; 5 ml óleo essencial; elementos decorativos, como ervas aromáticas (camomila), especiarias (cravo, canela), flores secas, conchas; balde; colher de pau; formas de silicone, acetato ou recipiente plástico.

Modo de Preparo: Coloque no balde, 1kg de soda cáustica e 2 litros de água quente. Misture com uma colher de pau até diluir totalmente. Junte 4 litros de óleo de frituras. Continue mexendo com a colher de pau, durante cerca de 20 minutos.Acrescente 1 L de álcool, óleo essencial e elementos decorativos adicionais a gosto. Misture tudo até se obter a consistência de pasta. Despeje esta mistura nas formas pretendidas. Acomode a pasta. Deixe secar totalmente e corte os pedaços de sabão no tamanho desejado. Embrulhe o sabão no papel-filme.

Receita 3

Ingredientes:
4 L de óleo comestível usado; 2 L de água; 1/2 copo de sabão em pó; 1 Kg de soda cáustica (NaOH);5 mL de essência aromatizante

Modo de Preparo:Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente. Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo. Mexer por 20 minutos. Adicionar a essência aromatizante. Despejar em formas. Desenformar no dia seguinte.

* Essas são algumas sugestões de receitas, apresentam pequenas variações em seus preparos. Se você tentar em sua casa, e não sair do jeito esperado, tente novamente, essas receitas dependem de diversos fatores para saírem certas. Experimente diversas receitas, faça pequenas quantidades, até achar a forma correta.

About these ads

Sobre Coletivo Eco-Lógico!

Revista Virtual do Coletivo Eco - Lógico !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s